O dinamismo do comércio eletrônico impressiona, a inovação constante apresenta muitas formas de negociação.
A alta lucratividade é um dos pontos que anima quem pensa em investir nesse mercado, que só apresenta índices positivos na economia, apesar da crise econômica que se instala.
O profissional que descobre a carreira na área do comércio digital ou e-commerce – que é a abreviação de electronic commerce, cuja tradução para o português é comércio eletrônico – é desafiado a mudar, crescer, diariamente.
O mercado de vendas online é sempre muito dinâmico e promissor.
Abaixo listamos algumas razões de se investir numa carreira profissional do comércio digital:
1. Mercado dinâmico:
O comércio eletrônico é considerado dinâmico, sofre mudanças continuamente. Investir nesse nicho de mercado é apostar no sucesso, seja na forma de vender o produto, com técnicas de marketing e atendimento ao cliente, ou em sua infraestrutura de tecnologia.
Enfim é mercado que instiga o empreendedor a ser criativo e inovar.
2. Possibilidades de crescimento profissional:
O comércio online tem pouco mais de 20 anos de existência no Brasil. Portanto tem muito a crescer, no Brasil então, essa expectativa de crescimento é ainda maior, temos muito a desenvolver junto a realidade online mundial.
3. Profissionais atuantes no e-commerce:
As negociações do comércio eletrônico envolvem profissionais de vários segmentos, como:
- Comercial;
- Marketing;
- TI;
- Logística;
- Fiscal;
- Compras;
- Contábil
Portanto as chances de crescimento profissional dentro do comércio eletrônico é grande, afinal a cada etapa de crescimento de uma loja, mais departamentos devem ser criados, fazendo com que o profissional possa seguir uma carreira adequada.
4. Remuneração Atrativa:
De acordo com uma pesquisa do site Profissional de E-commerce, a média salarial em 2015 do profissional da área é de R$ 5.077 reais.
São vagas desde auxiliar até a nível de diretorias. Diferente de outros mercados, isso mostra que além das oportunidades e falta de mão de obra, o e-commerce paga salários altamente atrativos.
5. Oportunidades em grandes empresas:
Além disso, várias empresas acordaram e estão migrando ou adaptando suas operações ao mundo digital. Há bastante procura por profissionais qualificados para participarem dessas mudanças, então a chance de você estar em uma grande empresa desenvolvendo esse canal é grande.
6. A forma de comprar está mudando:
O varejo físico e tradicional como sempre conhecemos está com os dias contados. Antes mesmo da recessão que nosso país vive, lojas e shoppings estavam com dificuldade de acompanhar as mudanças no hábito de consumo das pessoas.
Hoje em dia com a crise a situação piorou ainda mais. Com toda a facilidade e comodidade de se comprar online o consumidor prefere pesquisar e procurar a melhor opção online para fazer suas compras.
Dessa forma, a tendência é de que em alguns anos o hábito de consumo mude totalmente, fazendo com que o comércio eletrônico, que só cresce a cada ano domine o mercado e deixe a compra presencial obsoleta em alguns segmentos.
Com certeza, a tendência é o mercado se consolidar e crescer cada vez mais.
Dessa forma, o profissional que optar seguir essa carreira poderá desenvolver uma carreira sólida, com grandes oportunidades e um futuro promissor.
Fonte: Sebrae