O Instagram está disposto a desembolsar ainda mais grana para garantir que ela seja uma rede social segura. A empresa está anunciando um programa, dedicado a pesquisadores de segurança, que incentiva a busca por aplicativos mal-intencionados que estão abusando de seus dados.
A medida aparece duas semanas depois que a HYP3R, parceira de marketing do Instagram, foi descoberta por ter usado milhões de dados de localização de usuários do aplicativo. Isso acabou causando a remoção da parceria por violação dos termos de uso.
Dan Gurfinkel, engenheiro de segurança do Instagram, conta que o objetivo é proteger as informações que as pessoas compartilham na rede social e encorajar os pesquisadores de segurança a reportar abusos para que, então, medidas possam ser tomadas de forma rápida.
O Instagram foi procurado pela imprensa norte-americana para questionar sobre a quantia que será paga para pesquisadores que encontrarem algo, mas um porta-voz se recusou a revelar os valores. No entanto, em 2018, o Facebook chegou a pagar até US$ 40 mil por informações sobre vulnerabilidades graves na plataforma.
Além da questão do uso de dados por aplicativos de terceiros, o Instagram está lançando um novo programa apenas para convidados que devem testar uma nova ferramenta de compras chamada “Checkout”, que permite ao usuário comprar sem precisar deixar o app do Instagram.
Fonte: Canaltech