Os veículos autônomos são, sem sombra de dúvidas, o futuro dos automóveis. A indústria já caminha nesta direção – diversos teste foram realizados e muitos continuam em andamento. Mas para chegarmos ao ponto de o motorista ser definitivamente dispensado, outras etapas importantes precisam ser percorridas com sucesso.
Antes que os autônomos se tornem realidade e a gente possa simplesmente ser conduzido por carros inteligentes com segurança, é preciso que os veículos tenham a capacidade de se comunicar entre si e também trocar informações, em tempo real, com diversos outros elementos à sua volta. Os dois principais itens dessa infraestrutura de comunicação estão bastante próximos de se tornar realidade.
Ainda este ano, o lançamento de um novo chipset exclusivo para automóveis promete ser o início dessa era em que carros se comunicam com tudo ao seu redor. A novidade vai permitir não só a conexão instantânea e permanente entre diferentes equipamentos como dar às montadoras a possibilidade de embarcar inteligência e novas funções de conectividade em seus modelos.
Quando se diz “tudo”, não é exagero. Para um carro, estar conectado a tudo significa, por exemplo, ser capaz de se comunicar com o semáforo para otimizar o fluxo, com redes celulares para usar serviços online, com a própria estrada, (claro) com outros veículos e até com satélites, indo muito além das localizações por GPS.
O outro pilar dessa história também está cada vez mais próximo de se tornar comercial; o 5G. A promessa é que 2019 seja o ano que a gente vai começar a ver soluções usando a quinta geração de banda larga móvel. Com suas características, o 5G vai oferecer soluções de conexão muito mais eficientes e confiáveis que as atuais. De qualquer forma, para não atrasar essa evolução, até que as novas redes se tornem realidade, é preciso encontrar meios que garantam a compatibilidade tanto com o que já existe hoje em dia como com o que ainda estão por vir.
O caminho para o futuro dos carros já tem seu mapa traçado: conectividade em busca de autônomos realmente seguros. E se a gente tanto olha para o futuro quando o assunto são carros, no próximo capítulo da série “Carros e Tecnologia” você vai conferir o que já existe mais moderno e tecnológico nos carros de hoje; prepare-se para se surpreender.
Fonte: Olhar Digital