Autoridades de diferentes departamentos do governo norte-americano prenderam nesta semana 35 pessoas que vendiam drogas e armas na dark web, segundo informações do Departamento de Justiça dos EUA.
Primeira do tipo naquele país, a operação durou mais de um ano e envolveu agentes do DEA (Drug Enforcement Administration), do Serviço Secreto, do HSI (Homeland Security Investigations) e do já citado Departamento de Justiça.
Neste período, os agentes e policiais se disfarçaram como vendedores de itens ilegais para investigar mais de 65 alvos envolvidos em mais de 90 casos nos EUA.
No total, foram apreendidos mais de 23,6 milhões de dólares, em dinheiro, barras de ouro e criptomoedas, além de diversos tipos de armas e drogas, automóveis, computadores e equipamentos para produção de opioides, entre outras coisas.
“Os criminosos que pensam que estão seguros na Darknet estão errados. Podemos expor as suas redes, e estamos determinados a levá-los à Justiça”, afirmou o procurador-geral, Rod J. Rosenstein.
Segundo o Departamento de Justiça, a investigação, que continua em andamento, já identificou mais de 50 contas de vendedores que comercializavam bens ilegais em sites da dark web como Silk Road, AlphaBay, Hansa e Dream, entre outros.
Fonte: IDGnow!