Mensagens com o poder de travar o celular andam circulando entre usuários do WhatsApp. A última que viralizou contém um emoji de esquilo e os dizeres “aperte no esquilo”. Ao tocar na mensagem ou tentar apagá-la, o aplicativo entra em pane – e, às vezes, todo o telefone também. O mesmo acontece com uma frase que diz “Isso é muito interessante!” seguido pelo emoji “chorando de rir” ou com um desafio para clicar em um ponto preto.
A falha atinge apenas smartphones com Android, e não se trata de um vírus, mas sim de um problema de codificação no software. Em alguns casos, apenas o recebimento de uma mensagem do tipo pode provocar o bug. Porém, não há consequências graves para o dispositivo afetado. As mensagens foram criadas como uma espécie de pegadinha por usuários mal intencionados. Há uma página no Reddit dedicada a ensinar como enviá-las.
O perigo dessas mensagens prejudiciais, que geralmente incluem um curto texto provocativo e emojis, mora no que o usuário não consegue ver. Elas funcionam assim: nos espaços que aparentam estar vazios, se escondem centenas de caracteres com comandos para a direção da formatação de texto. A sequência repete os códigos de “esquerda para direita” ou “direita para esquerda”, o último usado em línguas como o árabe e o urdu.
Os códigos não são exibidos pelo WhatsApp, mas o aplicativo os interpreta. Na tentativa de processar a repetição ultra excessiva de instruções, o app não aguenta e trava. Qualquer mensagem pode conter caracteres especiais ocultos, não apenas as citadas aqui, então é preciso ficar atento. Até o momento, não há previsão para a correção da falha e o WhatsApp ainda não se pronunciou sobre o assunto.