Uma nova tecnologia será utilizada nos SSDs Samsung. A gigante sul-coreana deu início à fabricação de novos módulos de 256 Gb para SSDs que chegam a até 100 camadas empilhadas, formando uma estrutura vertical de chips para armazenamento de dados. Isso significa maior capacidade de armazenamento em uma área física menor no interior do drive.
Segundo a fabricante, a novidade vai levar também a uma maior eficiência energética, além de tempos de leitura e escrita mais baixos. Os novos módulos de 100 camadas fazem parte da sexta geração da tecnologia V-NAND da Samsung, e podem aparecer também em produtos de outras marcas.
A Samsung afirma que os novos módulos para SSDs alcançam uma performance até 10% superior em relação à geração anterior, formada por unidades que empilham 90 camadas. Em termos de eficiência energética – a quantidade de energia que é necessária para acessar os dados –, a queda de consumo é de até 15%. A marca também fala em capacidade até 40% maior por conta do empilhamento de mais camadas.
Cada novo módulo de sexta geração deve alcançar velocidades de 450 microssegundos para gravação de dados em seu interior e de 45 microssegundos para leitura. Vale lembrar que, ao mencionar esses números, a Samsung está definindo as velocidades de um único chip de memória do SSD, e não do produto como um todo.
A primeira aplicação da nova tecnologia em produtos da Samsung também já está em fase de implementação. A fabricante anunciou que já fabrica um novo SSD de 256 GB que aplica a nova tecnologia de módulos de 100 camadas, mas não informou preços e disponibilidade do produto. Além da aplicação em SSDs para computadores, a mesma tecnologia pode ser aproveitada em celulares.
Fonte: TechTudo